PAN - UM NOVO PARADIGMA

Vivemos o fim de ciclo de um paradigma civilizacional esgotado, o paradigma antropocêntrico, cuja exacerbação nos últimos séculos aumentou a devastação do planeta, a perda da biodiversidade e o sofrimento de homens e animais. Impõe-se um novo paradigma, uma nova visão/vivência da realidade, ideias, valores e símbolos que sejam a matriz de uma nova cultura e de uma metamorfose mental que se expresse em todas as esferas da actividade humana, religiosa, ética, científica, filosófica, artística, pedagógica, social, económica e política. Esse paradigma, intemporal e novíssimo, a descobrir e recriar, passa pela experiência da realidade como uma totalidade orgânica e complexa, onde todos os seres e ecossistemas são interdependentes, não podendo pensar-se o bem de uns em detrimento de outros e da harmonia global. Nesta visão holística da Vida, o ser humano não perde a sua especificidade, mas, em vez de se assumir como o dono do mundo, torna-se responsável pelo equilíbrio ecológico do planeta e pelo direito de todos os seres vivos à vida e ao bem-estar.

Herdando a palavra grega para designar o "Todo", bem como o nome do deus da natureza e dos animais, o PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza - incarna esse paradigma na sociedade e na política portuguesas.

O objectivo deste blogue é divulgar e fomentar o debate em torno de contributos diversos, contemporâneos e de todos os tempos, para a formulação deste novo paradigma, nas letras, nas artes e nas ciências.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Como poderemos nós ser deuses se os animais são exatamente como nós?


A questão é que um ganso ou outro animal podem constituir uma violenta amálgama de emoções. Os sentimentos podem "estar estampados na sua face" e bastará apenas uma certa prática para interpretar o que nela se encontra impresso. Somos unicamente restringidos pela ignorância, falta de interesse, ânsia de exploração (tal como pretender comê-los) ou por preconceitos antropocêntricos que nos impedem, como por desígnio divino, de reconhecer pontos comuns onde estes possam existir. Como poderemos nós ser deuses se os animais são exatamente como nós?

In Masson, J. e McCarthy, S. (2001). Quando os elefantes choram. Cascais: Sinais de Fogo, p. 60.

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