PAN - UM NOVO PARADIGMA

Vivemos o fim de ciclo de um paradigma civilizacional esgotado, o paradigma antropocêntrico, cuja exacerbação nos últimos séculos aumentou a devastação do planeta, a perda da biodiversidade e o sofrimento de homens e animais. Impõe-se um novo paradigma, uma nova visão/vivência da realidade, ideias, valores e símbolos que sejam a matriz de uma nova cultura e de uma metamorfose mental que se expresse em todas as esferas da actividade humana, religiosa, ética, científica, filosófica, artística, pedagógica, social, económica e política. Esse paradigma, intemporal e novíssimo, a descobrir e recriar, passa pela experiência da realidade como uma totalidade orgânica e complexa, onde todos os seres e ecossistemas são interdependentes, não podendo pensar-se o bem de uns em detrimento de outros e da harmonia global. Nesta visão holística da Vida, o ser humano não perde a sua especificidade, mas, em vez de se assumir como o dono do mundo, torna-se responsável pelo equilíbrio ecológico do planeta e pelo direito de todos os seres vivos à vida e ao bem-estar.

Herdando a palavra grega para designar o "Todo", bem como o nome do deus da natureza e dos animais, o PAN - Partido pelos Animais e pela Natureza - incarna esse paradigma na sociedade e na política portuguesas.

O objectivo deste blogue é divulgar e fomentar o debate em torno de contributos diversos, contemporâneos e de todos os tempos, para a formulação deste novo paradigma, nas letras, nas artes e nas ciências.

sábado, 7 de janeiro de 2012

Mensagem de Pedro Valdjiu, dos Blasted Mechanism, de apoio à manifestação de 10 de Janeiro




Portugal está a ser vendido aos retalhos, e o desafio de quem os compra será o mesmo de quem os vende, isto é, acalmar e domar as visões imperialistas bem dominadas pelo EGO.
A coser esta manta de retalhos fica o suor sagrado dos Portugueses, cada vez mais cabisbaixos e desolados por tamanha farsa e domesticada dormência.
Não há na história relatos de quem tenha levado consigo ouro depois de terminada a vida e os dirigentes deste pequeno rectângulo e da esfera terrestre agem como se o mundo acabasse amanhã. E alguma razão têm, pois o seu Mundo ou melhor o iMundo (em breve nas lojas apple) vai de facto terminar depois de amanhã!
A economia financeira passará a economia de recursos, ou seja, poupar o Planeta Mãe e com ele todas as espécies.
- Afinal seria esse o papel das economias, o de poupar, não é assim??
E dentro das espécies poupadas estará o novo Homem, aquele que entretanto ancorou a sua consciência no coração, longe das auto-estradas de informação a que o cérebro tanto nos sujeita criando esta grande cacofónica confusão a que muito chamam de civilização. Prefiro chamar-le somente destruição.

Desce agora à Terra a necessidade de abraçar os movimentos globais como o da permacultura, das cidades em transição, os que despertam consciências, as novas/antigas medicinas, novas pedagogias, os direitos humanos e animais, etc., abraçando assim a verdadeira cultura humana, a cultura do AMOR, a si mesmo, ao próximo e a toda a Vida no Cosmos
- Ou estaremos mesmo a sós na escuridão galáctica??
Cabe então a cada indivíduo encabeçar a sua própria Re-Evolução e pôr fim a uma queda involucionista onde o poder está sempre nas mãos dos outros e o Ter tomou o lugar do SER.
Aquilo a que chamamos evolução não nos serve mais, pois evoluir para o abismo é pura e simplesmente involução.
Queremos energias limpas, águas limpas e corações puros na Terra, para que possamos continuar ou quem sabe até sair da grande Roda (samsara) com as mãos limpas também!

Aos que cá nos mandam emigrar, fica o apelo para que olhem para os seus filhos e netos, e mesmo ao espelho vejam o poder da mutabilidade, ou seja, abracem a ideia de que nada levarão de material aquando da chegada da sua morte.

Aos chineses:

- Existe no vosso país toda uma cultura incrível de saber antigo, as medicinas, a gastronomia, o taoismo, porque não partilham o que têm de melhor??
Infelizmente o que nos chega da China é a máquina de destruição de um império que não olha a Terra, o Homem e os Animais com o mínimo de respeito.
Um império que em pleno século XXI invade territórios à lei da bala exterminando uma das culturas mais avançadas e amorosas da Terra.
Só vos posso dizer :
- Perdoai-os, SS Dalai Lama, pois não sabem o que fazem.
Primeiro o Tibete, agora o Porto do Graal…
Que profunda vergonha.

Quanto a mim mesmo, só me resta olhar ainda mais para dentro e curar-me. Se o mundo vai doente, em mim existe essa mesma doença.

um só Homem faz a diferença
aparece dia 10.

0 comentários:

Enviar um comentário